Parlamentares discutiram e votaram de seus domicílios 03 mensagens do Executivo e 02 da própria casa
Sem poder realizar Sessões Plenárias com a presença física dos vereadores mo plenário, sob a direção do presidente Eneas Goes, a Câmara realizou na manhã desta sexta-feira, 24, sua segunda sessão virtual da história.
A Sessão que contou com a participação de 19 vereadores, apreciou 03 mensagens oriundas do Executivo e duas da própria casa.
LDO
Uma das mais importantes mensagens deliberadas pelos parlamentares, foi a a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enviada pelo Poder Executivo. A aprovação por parte dos parlamentares, estabelece as diretrizes para a confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA, para o exercício de 2021.
Votos contra
Após discussão, a mensagem terminou aprovada com 03 votos contrários dos seguintes vereadores: Natécia Campos (Progressistas), Emilia Pessoa (PSDB) e Evandro Maracujá (PROS). Em suas justificativas pelo voto contrário, os três parlamentares alegaram falta de uma maior discussão do assunto e a pressa com que a mensagem foi enviada para a apreciação.
TELEINFORMA
Uma outra mensagem do prefeito Naumi Amorim apreciada e aprovada pelos parlamentares foi o Projeto que cria e institui o Programa “TELEINFORMA RIS (Residência Integrada em Saúde).
Este projeto autoriza que autoridades do Sistema de Saúde Municipal avise via telefone aos pacientes negativados para Covid-19 (Coronavírus).
Redução de salários
Durante as discussões a vereadora Emilia Pessoa sugeriu que seja levado à discussão na casa, a diminuição em 50% dos salários de vereadores, prefeito, vice-prefeito, Secretários, Secretários Adjuntos e dirigentes de Autarquias. Informou ainda que já havia sido encaminhada à casa sua proposta. Porém, retrucada de forma negativa pelo presidente Eneas Goes que afirmou ser a favor de todos colaborarem e doarem parte de seus salários para que possam alavancar mais recursos para o combate ao Coronavírus.
Ao final da Sessão o presidente Eneas Goes, afirmou que mesmo durante a crise do Coronavírus, Sessões Virtuais poderão voltar ocorrer, sempre que necessário for.
Por Carlos Kté Santos