Por Thomas Pacheco
De autoria do vereador Lauro Arruda, a matéria pretende instituir o dia 16 de novembro como o Dia Municipal do Ostomizado no município de Caucaia. A data é a mesma definida pelo calendário nacional e pretende dar mais importância para a causa das pessoas ostomizadas no município.
Denomina-se de ostomizado toda pessoa que precisa se submeter ao procedimento da Ostomia, que é o processo cirúrgico que desconecta o tubo digestivo, urinário, entre outros, para uma abertura denominada de estoma. É feito, geralmente, em pessoas que sofreram com alguma lesão grave ou àquelas portadoras de cânceres ou outras doenças que causam danos aos órgãos e se faz necessária cirurgia.
A matéria foi apresentada nesta quinta-feira, 21, durante a 55ª sessão ordinária da Câmara Municipal e pretende ser mais um mecanismo de luta contra o preconceito e por mais políticas públicas para os ostomizados.
O vereador também é autor do projeto nº 170/21 que implanta o Programa Municipal de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento à Doença de Endometriose, que é o crescimento anormal do tecido que reveste o útero causando dores intensas e que afeta 6 milhões de brasileiras.
Ambos projetos ainda precisam passar por mais discussões na Câmara antes de seguirem para sanção da prefeitura.