por Thomas Pacheco
A 24° Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caucaia foi realizada na manhã desta terça-feira, 10, e trouxe à luz as dificuldades passadas por mulheres portadoras de endometriose. O vereador Lauro Arruda apresentou projeto de indicação que solicita a criação do Programa Municipal de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento à Doença.
O projeto é alusivo ao último dia 7 de maio, o Dia Internacional da Luta Contra a Endometriose. A doença é inflamatória e afeta uma entre dez brasileiras decorre do acúmulo das células que cobrem o útero, o endométrio, que, em vez de serem expelidos, se espalham em outras partes do corpo. A endometriose não tem cura e causa muitas dores e sangramentos em milhares de mulheres.
Para o autor do projeto, se faz necessário um programa unificado afim de prestar todo acompanhamento para reduzir as internações e os casos graves da doença.
“A Endometriose tem tratamento e o acesso precisa ser facilitado. Mais do que isso, a prevenção e o acompanhamento precisam ser estimulados. Nós temos um programa tão bem planejado para evitar o câncer de mama e não podemos nos esquecer da Endometriose”, salientou Lauro Arruda.
O maior desafio está na prevenção e no diagnóstico da doença, que não são identificadas em exames preventivos tampouco em ultrassom, cabendo às mulheres identificar e relatar cólicas e dores fora do comum. Por isso, a necessidade de informar e estimular os atendimentos periódicos.
O projeto foi aprovado e segue para a sanção do prefeito Vitor Valim