Indicação do vereador Dimas prevê a implantação de painéis solares em escolas de Caucaia

Por Thomas Pacheco

Um projeto de indicação apresentado pelo vereador Dimas Matias pretende tornar as escolas do município mais atreladas a pauta da sustentabilidade. A matéria solicita, junto ao Poder Executivo Municipal, a implantação do programa de utilização de energia solar nas escolas públicas.

O projeto pretende modificar o modelo de gestão de energia das unidades educacionais do município e reduzir os impactos ambientais através da utilização de uma energia mais limpa e sustentável.

Para o autor do projeto, os impactos positivos no uso de energia solar são mundialmente reconhecidos e está em plena ascensão no país. “A escola é o ambiente da linguagem, das ciências e das boas tecnologias. Nada mais justo que somar esse conjunto de fatores com a prática de modelo mais sustentável de energia elétrica, que além de reduzir os custos das escolas, o modelo poderá ser usado como material de estudo durante as aulas de educação ambiental”, aponta o parlamentar.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, os sistemas solares no Brasil já representam mais de 70% de toda a potência da usina hidrelétrica de Itaipu, segunda maior do mundo e a maior usina da América Latina. Em 2021, foram geradas mais 3,5 GW de potência instalada em usinas solares instaladas em residências, aumento expressivo se comparado aos 2,68 registrados em 2020 – um aumento em torno de 30%.

O projeto foi aprovado pelos vereadores da casa e segue para a sanção do prefeito Vitor Valim.

Shopping Basket