Câmara se manifesta sobre desapropriação de barracas no Cauípe

4 DE MAIO – “Esta casa repudia e lamenta o excesso dos guardas municipais contra barraqueiros e trabalhadores na Lagoa do Cauípe”, começou o presidente da Câmara dos Vereadores de Caucaia, vereador Dr. Tanilo, durante a sessão híbrida realizada nesta terça-feira, dia 4.

Na última sexta-feira, agentes da guarda municipal foram filmados expulsando e tratando de forma abusiva barraqueiros e trabalhadores informais que atuavam na Lagoa do Cauípe. A ação citada aconteceu enquanto a Prefeitura de Caucaia fazia-se cumprir a recomendação do Ministério Público Federal para que fossem retiradas os estacionamentos e barracas irregulares na região. Para os vereadores da casa, a ação foi exagerada e não condizente com a postura da guarda municipal.

“Não devemos acompanhar essas situações e conceber tais atitudes como normais. Uma senhora foi ao chão, resultado da ação abusiva dos guardas municipais. O Estado é para zelar pelo direito público e pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. É inaceitável o que aconteceu”, enfatizou o vereador Weibe Tapeba.

De acordo com o presidente da casa, Dr. Tanilo, a ação isolada não mancha a imagem da guarda municipal. No entanto, em nome da Câmara e de todos os vereadores presentes, convocará o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia – IMAC, e do comandante da guarda para prestar os devidos esclarecimentos.

“O prefeito Vitor Valim já marcou uma reunião com todos os vereadores e garantiu que colocará no projeto de revitalização os três proprietários das barracas que foram retiradas na ação”, declarou ele. Dr. Tanilo continua ao afirmar que “o legislativo não tem o poder de impedir o executivo nesses tipos de situações (de remoção de barracas de praia não autorizadas para funcionamento), mas tem o dever de fiscalizar as ações. Somos sensíveis a essa causa. Queremos melhorar o Cauipe de forma responsável, por se tratar de uma rota turística e de lazer do povo de Caucaia. A Câmara não está omissa e vamos apurar e chamar os envolvidos para tomar as devidas providências”, finalizou ele.

Por: Thomas Pacheco

Shopping Basket