Por Thomas Pacheco
Neste dia 19 de abril é celebrado o Dia dos Povos Indígenas e os vereadores da Câmara Municipal de Caucaia não pouparam homenagens à população indígena e ao vereador Weibe Tapeba, que compareceu a assembleia nacional realizada pelo grupo na última semana em Brasília.
O parlamentar que integra a liderança do povo Tapeba e está sempre empenhado em trazer matérias e pautas que beneficiem os povos indígenas esteve presente na 18° edição do Acampamento Terra Livre, realizada entre os dia 4 e 14 de abril e considerada a maior assembleia de povos indígenas no mundo, cujo contou com a participação de mais de 8 mil indígenas de todo o Brasil.
Para o vereador e líder do movimento indígena em Caucaia, Weibe Tapeba, ainda falta reconhecimento da própria população em reconhecer suas origens e valorização da cultura indígena.
“Nosso povo de Caucaia precisa reconhecer sua raiz histórica e ter orgulho de onde nós viemos. Precisamos educar nosso povo porque informações é poder e muitas vezes nosso povo é desprovido deste poder”, lamentou ele.
Mas ele reitera que a luta é contínua e não desanima com as dificuldades. “Temos muito que lutar, principalmente, no tocante as pendências na demarcação dos nossos territórios. Das 23 terras indígenas no nosso estado, apenas 1 é homologada. Nossa luta é legítima, mas acaba gerando criminalização da nossa classe e dos nossos direitos”, salienta ele.
O vereador e militante da classe, como ele mesmo se considerou durante a tribuna, recebeu o apoio dos colegas parlamentares. Para o presidente da casa, Dr. Tanilo Menezes, a casa tem muito orgulho de ter Weibe como colega de Câmara, pois “muito bem representa nosso município e nossa câmara. Vamos continuar priorizando pautas que apóiem a causa e focar ainda mais no respeito aos povos indígenas”.