A Câmara de Vereadores de Caucaia aprova a instituição do Junho Verde de conscientização contra os casos de abusos físicos contra idosos no calendário oficial do município de Caucaia. O projeto foi discutido e aprovado durante sessão híbrida realizada nesta quinta-feira, 06.
O projeto de lei nº 38/2021 é de autoria do vereador Vanderlan Alves e tem a finalidade de conscientizar as pessoas para a denúncia dos casos de agressão e violência contra pessoas da terceira idade.
A escolha do mês Junho Verde ocorre em alusão ao dia 15 de junho, data acordada como o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011. A data representa um dia do ano em que todas as nações manifestam oposição aos abusos e sofrimentos infligidos a algumas que tanto contribuíram para nosso desenvolvimento.
Com a pandemia, a preocupação com o trato da pessoa idosa aumenta. De acordo com dados do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, houve um aumento de cerca de 64% no número de denúncias de casos de violência contra a pessoa idosa no Ceará no ano de 2020 (em comparação a 2019). Os dados são um reflexo do aumento de exposição aos riscos vividos pelos mais velhos, que foram amplificado durante a quarentena.
O projeto segue para aprovação e sanção do prefeito Vitor Valim.
Texto: Thomas Araujo